Ousmane Dembelé, atacante do Paris Saint-Germain, e Aitana Bonmatí, meio-campista do Barcelona, foram os grandes vencedores do prêmio Fifa The Best de melhores jogadores do mundo na temporada 2025. A cerimônia, realizada em Doha, no Catar, contou com a presença de jornalistas, treinadores, capitães de seleções e torcedores que participaram da votação. Em setembro, ambos já haviam conquistado o prêmio Bola de Ouro, oferecido pela revista France Football.
No ano anterior, o prêmio foi para Vinícius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira. Este ano, Raphinha, do Barcelona, e Alisson, do Liverpool, também concorreram, mas não levaram o troféu.
Conquistas de Dembelé
Dembelé, aos 28 anos, brilhou no PSG durante a temporada 2024/2025, sendo peça-chave nas conquistas do Campeonato Francês, Supercopa da França, Copa da França e Liga dos Campeões da UEFA. Com 37 gols e 16 assistências, ele não só foi eleito o melhor jogador da temporada, mas também integrou a seleção do ano do Fifa The Best.
First time was so nice, she had to do it thrice. 🤩#TheBest FIFA Women's Player 2025: Aitana Bonmatí. 🏆
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) December 16, 2025
Domínio de Bonmatí
Aitana Bonmatí, aos 27 anos, conquistou pela terceira vez consecutiva o título de melhor jogadora do ano pelo The Fifa Best. A meio-campista do Barcelona superou 16 concorrentes, incluindo Alexia Putellas, sua colega de equipe e vencedora em 2021 e 2022. Mesmo com a derrota do Barcelona para o Arsenal na final da Liga dos Campeões 2024/25, Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do torneio e também integrou a seleção do ano.
Outros Vencedores
- Melhor goleiro: Gianluigi Donnarumma (Manchester City e seleção da Itália)
- Melhor goleira: Hannah Hampton (Chelsea e seleção da Itália)
- Prêmio Puskás: Santiago Montiel (Independiente)
- Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (Orlando Pride)
- Fifa Fan Award: Torcedores do Zakho SC
- Melhor treinadora: Sarina Wiegman (seleção da Inglaterra)
- Melhor treinador: Luis Enrique (PSG)
Seleções da Temporada
Masculino: Donnarumma (Manchester City e seleção da Itália), Hakimi (PSG e Marrocos), Willian Pacho (PSG), Van Dijk (Liverpool), Nuno Mendes (PSG e Portugal), Cole Palmer (Chelsea e Inglaterra), Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra), Vitinha (PSG e Portugal), Pedri (Barcelona e Espanha), Lamine Yamal (Barcelona e Espanha) e Ousmane Dembélé (PSG e França).
Feminino: Hannah Hampton (Chelsea e seleção da Inglaterra), Lucy Bronze (Chelsea e Inglaterra), Leah Williamson (Arsenal e Inglaterra), Irene Paredes (Barcelona e Espanha), Ona Batlle (Barcelona e Espanha), Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha), Patricia Guijarro (Barcelona e Espanha), Claudia Pina (Barcelona e Espanha), Alexia Putellas (Barcelona e Espanha), Alessia Russo (Arsenal e Inglaterra) e Mariona Caldentey (Arsenal e Espanha).
Com informações da Agência Brasil