Catorze estados do Brasil estão em alerta devido à previsão de ventos moderados e chuvas intensas para a noite desta terça-feira (16), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Amazonas
O estado está sob alerta laranja, indicando chuvas intensas com perigo potencial. A previsão é de nuvens com pancadas de chuvas isoladas durante a noite, com acumulados entre 50 a 100 milímetros. Na quarta-feira (17), espera-se pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a manhã e tarde, com continuidade à noite. Os ventos devem ser de fracos a moderados.
Acre
Todo o estado está em alerta laranja, com previsão de chuvas intensas e perigo potencial. Espera-se pancadas de chuva e trovoadas nesta noite, com acumulados de 50 a 100mm de chuva e ventos fracos.
Amapá
Na porção centro-oeste do estado, o alerta é amarelo, indicando chuvas intensas com perigo potencial. A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas para esta noite, com manhã de quarta nublada, mas sem chuva. Os acumulados devem ficar entre 20 a 30mm, com ventos fracos.
Pará
O estado está dividido entre alerta amarelo no norte e laranja no sul, ambos indicando chuvas intensas com perigo potencial. Há possibilidade de chuvas isoladas nesta noite e tempo nublado na manhã de quarta, com acumulados de 50 a 100mm e ventos fracos.
Mato Grosso
O estado inteiro está sob alerta laranja devido a chuvas intensas e perigo. Espera-se pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com chuvas isoladas na manhã de quarta. Os acumulados devem ser de 50 a 100mm, com ventos fracos.
Mato Grosso do Sul
Também em alerta laranja, o estado deve enfrentar muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os acumulados previstos são de 50 a 100mm, com ventos fracos a moderados e rajadas.
Tocantins
O estado está sob alerta amarelo e laranja, indicando chuvas intensas com perigo potencial e perigo. Espera-se pancadas de chuva isoladas, com acumulados de 50 a 100mm e ventos fracos.
Goiás
O estado está em alerta laranja, com previsão de chuvas intensas e perigo. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas, com acumulados de 50 a 100mm e ventos fracos.
Minas Gerais
Com alerta amarelo e laranja, o estado enfrenta perigo potencial e perigo. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas são previstas, com ventos fracos a moderados e rajadas. Os acumulados devem ser de 50 a 100mm. A manhã de quarta deve ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
São Paulo
O estado está sob alerta laranja na maior parte e vermelho na porção leste, indicando perigo e grande perigo. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas, com chuva superior a 60mm ou acima de 100mm e ventos fracos a moderados com rajadas.
Rio de Janeiro
Com alerta vermelho na porção centro-oeste, o estado enfrenta acumulado de chuva e grande perigo. Muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas são previstas para esta noite, com chuva superior a 60mm ou acima de 100mm e ventos fracos a moderados com rajadas. A manhã de quarta deve ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Paraná
O norte do estado e o litoral estão sob alerta laranja, indicando chuvas intensas com perigo potencial. Espera-se nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com ventos fracos a moderados e rajadas. Há movimentação de dunas de areia na orla.
Santa Catarina
O litoral está sob alerta laranja, indicando perigo. Não há previsão de chuva para esta noite, mas há possibilidade de chuva isolada na manhã de quarta. Ventos intensos no litoral podem causar movimentação de dunas na orla.
Rio Grande do Sul
Não há previsão de chuva para esta noite e manhã de quarta. O litoral está sob alerta amarelo e laranja devido a vendaval e ventos costeiros. Espera-se vendaval em todo o estado, com ventos fracos a moderados e rajadas.
Recomendações do INMET para áreas com alerta vermelho:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Observar alterações nas encostas.
- Permanecer em local abrigado.
- Em caso de inundação, proteger pertences em sacos plásticos.
Recomendações em caso de rajadas de vento:
- Não se abrigar debaixo de árvores, que podem cair e sofrer descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O telefone da Defesa Civil é 199. O dos bombeiros é 193.
Com informações da Agência Brasil