Médicos da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Autarquia Municipal de Saúde (AMS) da Prefeitura de Apucarana realizaram ontem treinamento para a implantação do Implanon, um método contraceptivo moderno e altamente eficaz, a partir de 2026.
A capacitação contou com a parceria da Organon, empresa farmacêutica responsável pela tecnologia. Ao todo, 18 médicos da rede municipal participaram do curso.
O método, conhecido comercialmente como Implanon NXT, que pode custar entre R$ 2 mil e R$ 4 mil no setor privado, a partir do próximo ano passa a ser oferecido gratuitamente na rede pública, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeituras. “Estes profissionais capacitados atuarão como multiplicadores. Serão responsáveis por transmitir esse conhecimento técnico aos demais colegas que realizarão os procedimentos gratuitamente nas unidades de saúde de Apucarana. Ele se soma ao conjunto de métodos já ofertados pelo SUS”, explica o médico Guilherme de Paula, secretário municipal da Saúde.
Ele esclarece que o Implanon NXT é um implante subdérmico que libera o hormônio etonogestrel. “Consiste em um pequeno bastão, inserido de forma simples na parte interna do braço e tem duração de três anos”,comenta.